O que tem a ver a eficiência de uma organização com a Secretária?
Esta pergunta deveria ser respondida por todas as pessoas que, por qualquer razão, tenham necessidade de se comunicar com empresas públicas ou privadas e dependem de Secretárias para o êxito de sua missão.
Neste mês de Setembro em que se comemora o dia da Secretária é bom que se faça uma reflexão sobre seu papel e até sobre o futuro de sua carreira.
Ser Secretária é ter um compromisso com a eficiência geral de qualquer organização – por isto elas devem ser treinadas para passar a melhor imagem possível do seu trabalho, de seu chefe e de sua empresa.
De nada adianta fazer grandes investimentos em tecnologia e publicidade se o sistema de comunicação não funcionar. E as Secretárias são peças chave no relacionamento interno e externo de qualquer organização.
Algumas profissionais desempenham suas atividades com tanta competência que se tornam tão conhecidas como o próprio chefe. Outras, porém, são tão autoritárias que mandam até no respectivo.
Lembro-me de dois exemplos clássicos!
Aquela que, de maneira direta, pergunta: “Qual o assunto?”
E aquela que sugere: “O Dr. Fulano não está. Posso ajuda-lo?”
A Secretária autoritária, arrogante, meiga ou simpática certamente estará prestando serviços a um chefe com as mesmas características e que é responsável pela sua contratação e manutenção. Só que existe uma diferença fundamental. É ela quem leva a fama sem nem mesmo saber se o seu interlocutor é um chato ou seu futuro chefe.
Esta razão por si só seria suficiente para que todas fossem simpáticas e educadas no trato com o público. Mas, a Secretária não precisa desta preocupação, pois todas sabem que a eficiência de qualquer empresa começa com a Secretária.
No dia 30 de Setembro quero brindar o dia da Secretária e, ao erguer o copo, agradecer a Marta, Rita, Catarina, Sheila e tantas outras que durante tantos anos me ajudaram tanto!