– “É nesse particular somos obrigados a concordar”, intervêm dois outros participantes da conversa, “mas continuamos afirmando que Dois Pontos são melhores do que um. Somos os irmãos gêmeos e servimos para deixar as coisas bem claras. E o mais importante é que há um equilíbrio harmônico em nossa relação, de modo que, quando um está em alta, o outro está em baixa. Por esta razão é que nos posicionamos assim: melhor do que nós, só o Travessão que inicia o diálogo. Já pensou como é importante o Diálogo?” – Nisso interveio a Vírgula, que salientou: – “O Diálogo é muito importante, mas sem a Vírgula, que modéstia à parte sou eu, seria tremendamente difícil um entendimento entre as pessoas. Além de facilitar o entendimento, sou eu quem justifica a existência de muitos de nossos colegas. Mais importante do que eu, somente a Exclamação”.
– “Essa não!”- exclamou a própria. “Eu apenas vivo para o espanto das pessoas e raramente este espanto é de alegria, pois no mundo de hoje existe muito mais tristeza do que alegria. Na verdade, a pior posição é a do Ponto e Vírgula; (SIC) nunca se sabe exatamente qual é o seu gênero. Pode ser um ponto que se androginou ou uma virgula que passou por baixo do arco-íris. Mas a melhor posição é, sem dúvida, a da Reticências… Aqueles três pontinhos significam tudo o que queremos. Colocam-se três pontinhos e tudo fica segundo a vontade de quem os olha. Isso é que é vida …”
– “Que vida que nada…” – retrucou a Reticência cheia de mistério. “Já pensou ser usada para um fim e entendida para outro? Não me conformo com isso. Boa vida mesmo é a do Parêntese. Veio entre Parênteses é quente. É destaque para ninguém ter dúvidas. É preto no branco. Melhor que isso, só as Aspas; assinalam que nada do que está escrito é verdadeiro. Com elas até a mentira assume ares de verdade, ou, na pior das hipóteses, são consideradas “meio verdades” ”.
Não cheguei a participar da reunião, mas depois de ouvir tudo aquilo, fiquei a imaginar como é bom estar no fim da linha. Corno é bom ser, simplesmente, um Ponto Final. Enfim, estamos reunidos por acaso.